Quem somos

Minha foto
novo hamburgo, rs, Brazil

quinta-feira, 7 de maio de 2009

RELATÓRIO DE 2008

RELATÓRIO DE VIAGEM 2008
Desde 2007, quando os casais Eliana e Zeca, Ilza e Beto e Rugarth e Sílvia foram de motor-home até Vitória-ES, ficou programado para o próximo ano irmos até Prado-BA.
Graças a Deus, este plano pôde ser realizado. Fizemos uma reunião de planejamento na casa do Beto e da Ilza (com comidinha boa e cerveja, claro!) e definimos que sairíamos dia 08 de abril e regressaríamos dia 04 de maio de 2008.
O Rugarth fez muitas pesquisas e contatos pela Internet e propôs um roteiro da viagem: Scharlau, até Conceição das Alagoas(MG), Caldas Novas, Brasília, Aracruz e Prado. Retornando por Marataízes, Cabo Frio, Maresias, onde há campings do Camping Clube do Brasil. Combinamos nos associarmos ao CCB e ficarmos nos locais com boa infra-estrutura. Tudo sujeito a inspeção posterior no local e aprovação de todos.
Foram feitas as compras do rancho, a revisão do motor-home e as malas.
Só restou sairmos no dia e hora acertados, o que, felizmente, aconteceu. Foi feita pela Eliana uma oração para iniciarmos nossa viagem, pedindo a Deus Sua proteção para os que ficaram em casa, pelo motorista e pelos que estavam seguindo viagem.
Então, seguimos e iniciamos nossas aventuras!
DIA 08/04
Saímos da Scharlau as 11h30min. Mas antes da partida vários fatos devem ser registrados:
- Esta vez a Ilza e o Beto chegaram 1 minuto antes do horário combinado para a partida.
- A Silvia e a Eliana suaram a camiseta ajeitando o rancho(comprado pela Eliana SOZINHA).
- O atraso ficou por conta do Zeca que resolveu de última hora comprar um mimo para o amigo Beto, único colorado da turma( uma caneca, um copo e um porta-latinhas do Inter).Valeu o sacrifício e o atraso do Zeca pelo agrado que fez ao amigo.
- Mudamos a rota devido ao fluxo intenso do horário do rush e seguimos por Rolante até a free-way. Logo após a saída assim que pegamos uma reta, iniciamos nosso almoço que foi um banquete trazido pela Ilza – camarões e violas à milanesa, escabeche e torta de atum. Tudo regado a cerveja...
Fizemos uma parada básica para esticar as pernas no Posto Mirim (Torres) as 15 horas.Seguindo viagem até a hora da janta e descanso. Paramos no Posto Angeloni em Porto Belo. Lá tivemos a visita da Deise. Jantamos torta fria elaborada pela Eliana e os petiscos da Ilza.
Estranhamos que o Beto estava amolado, febril, não bebeu e deitou cedo...Todos se recolheram cedo após ajeitar tudo para sair cedo no outro dia.
LEMA DO DIA: Devemos amar os outros como se não houvesse amanhã, respeitando-os como são.
DIA 09/04
Saímos as 5h45min. de Porto Belo.
Viajamos até Joinville no Posto Monte Carlo II para tomar café, que não era um café 5 estrelas.
Felizmente, antes do café a Sílvia serviu mamão para todos.
Conclusão do Beto: Definitivamente não podemos ficar sem o café com bolo feitos pela Silvia.
Beto acordou bem porém com muito pigarro
Paramos para almoçar em Registro,no Posto Graal-Petropen. Nosso almoço foram as pizzas trazidas do Hiper, que são muito boas!!! Descansamos, conversamos com um caminhoneiro que nos deu umas coordenadas e seguimos viagem...
Fomos até Limeira, num Posto Graal. Nos instalamos e enquanto a Ilza fez o jantar (bife a parmeggiana) os homens tentaram instalar a Sky porque tinha jogo do Grêmio. Resumindo, a tv queimou não conseguiram instalar a antena e outros estragos mais.
Ficamos sem refrigerador e tulhas emperradas. Não conseguimos abastecer gasolina para o gerador e nem o principal, abrir o depósito de cervejas....O que restou? Dormir!!!
LEMA DO DIA: Não podemos mudar o início da nossa vida mas podemos programar um novo final.
Dia 10/04
Saímos de Registro às 5h40min.Tomamos café as 8 hs. E seguimos até Termas de Ubatã em Conceição das Alagoas. Local bonito mas muito isolado e sem sombra. Então, decidimos seguir viagem.
Paramos em Uberaba para consertar um problema elétrico do motor-home o que nos retardou a viagem em 3 horas. Saímos dali as 16 horas. Passamos por Uberlândia e seguimos até Caldas Novas. Onde ficamos no Camping Tropical II, próximo ao centro da cidade. Viagem cansativa com a estrada estreita e sem acostamento com longos trechos sem habitações, só vegetação.
Nos instalamos, comemos um bife enrolado com arroz muito gostoso e fomos logo dormir.
LEMA DO DIA: O ser humano não aceita que lhe ensinem aquilo que ele acha que já sabe.
Dia 11/04
Em Caldas Novas, após levantarmos, fomos inspecionar as instalações do local que é um clube. Tem 4 piscinas termais, . uma olímpica, tem sauna, ofurô e toboágua.
Caminhamos pela cidade até o centro, para fazer um reconhecimento e comprar carnes para um churrasco.
Vieram 2 técnicos para consertar o refrigerador porém, não conseguiram por falta de peças, portanto, ficou para o sábado e ficamos mais um dia improvisando com gelo.
Desfrutamos das piscinas e após saboreamos um delicioso churrasco.
À tarde fomos passear de trenzinho para fazer um city-tour. Foi muito bonito porque acabamos numa cachaçaria.
Depois ao retornar, aproveitamos as piscinas até tarde e saboreamos um delicioso sanduíche de forno ( feito pela Ilza).
LEMA DO DIA: O êxito ou o fracasso de sua vida não depende de quanta força você põe em uma tentativa, mas da persistência no que fizer.
Dia 12/04
Antes do café da manhã a maioria foi ao banho de piscina. depois, café e novamente, piscinas.
O almoço foi por conta do Rugarth e da Ilza um galeto na cerveja e peito de frango com molho branco e massa. Uma delícia! Passamos o dia no camping em função do conserto do refrigerador que só foi concluído às 16 horas.
Hoje, de dentro das piscinas vimos tucanos sobrevoando o local. Para nossa surpresa, pousaram nas árvores ao lado da piscina olímpica e ficaram comendo os frutos das árvores de pau-brasil. Surpresos, comentamos com pessoas que estavam ao nosso redor e disseram que é comum o aparecimento destes animais na cidade. Outras vezes são araras azuis que vem se alimentar sendo seu ninhal bem próximo a cidade de Caldas Novas. Um pouco mais tarde realmente um bando de cinco araras azuis sobrevoou as piscinas.
Ficamos nas piscinas até escurecer e conhecemos nossos vizinhos de camping, Edmundo e Neide que são de Itajaí e seguem viagem para Fortaleza (quase fomos atrás...)
À noite fomos conhecer a Feira do Luar, onde tem desde artesanato, roupas, calçados, brinquedos e comes e bebes. Sentamos na praça central para tomar chopp e ver o movimento de Caldas Novas. Todo percurso foi à pé!!!
LEMA DO DIA: Aceite que você tem o direito de errar nas escolhas e aprenda o máximo que puder com os seus próprios equívocos
Dia 13/04
Após o banho e café da manhã, fomos na Feira do Sol. Que é numa avenida, por 3 quadras e tem desde frutas e verduras até animais vivos(galinhas, patos, perus,ganso), comes e bebes, roupas, calçados, flores,etc...
Depois fomos de van até o Clube Náutico, um local muito lindo com passeio de escuna no Lago Corumbá. Desfrutamos das piscinas com ondas e com bar molhado, onde sentamos dentro da água e bebemos todas...
Retornamos e ficamos nas piscinas do camping até começar um temporal e chuva que logo passou. Comemos uma saborosa carne de porco na panela e arroz com curry.
Depois arrumamos tudo para viajarmos amanhã.
LEMA DO DIA: Não acrescente dias a sua vida, acrescente vida aos seus dias.
Dia 14/04
Tomamos banho de piscina ainda no clube e as 9 horas saímos de Caldas Novas rumo ao Hot Park em Pousada do Rio Quente.
O local é maravilhoso tem piscinas com bares molhados(dentro da água) onde comemos e bebemos, com água quente em todos.
Fizemos passeio em bóias no rio que é uma delícia. Descemos num toboágua pequeno que foi muito legal. Mas os 2 outros toboáguas de 110 e 150 metros são o máximo!!!
À tarde, ficamos olhando os peixes no rio e alimentamos eles, muito legal!
Pegamos uma chuva forte e ficamos nas piscinas quentes, o que foi muito divertido!
Depois saímos até Cristianópolis para dormir. A janta foi um strogonofe muito especial feito pela Ilza!
LEMA DO DIA: O estressado se concentra no espinho da árvore e esquece que ao seu redor tem uma floresta.
Dia 15/04
Saímos do Posto Entre Trevos em Cristianópolis às 6,10 hs.rumo à Brasília. Lá , ainda fora da cidade nos esperava o Sr. Matias, que nos indicou o caminho até o Camping. Chegamos ao local e achamos muito legal, pois é um Albergue da Juventude, que funciona como hostel, tem quartos para homens e mulheres, banheiros, lavanderia e restaurante e que serve café da manhã.
Deixamos o motor home e fomos na van do Sr. Matias , nosso guia no city-tour.
Toda a cidade tem ruas e avenidas largas, de até 6 pistas sem cruzamentos
Conhecemos o Memorial JK e soubemos um pouco mais da nossa história. Almoçamos num restaurante de comida mineira e goiana.
Depois, fomos conhecer a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Itamarati, o Palácio do Planalto, onde fica o gabinete do Presidente da República (Lula), que não nos recebeu porque estava com visita da presidente da Índia. Fomos no Congresso Nacional, onde fica a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Fomos até o Palácio da Alvorada, onde reside o Presidente da República. Assistimos a troca da guarda, muito bonito!!!,
Fomos também conhecer o setor de embaixadas, o Lago Paranoá e as mansões do Lago Sul. Passamos por uma ponte nova e muito bonita, uma das mais modernas do mundo! Tomamos um café à beira do lago . Lá vimos 6 noivas que estavam sendo fotografadas é de praxe as noivas de Brasília fazerem seu book fotográfico neste local.
Depois fomos na Igreja Dom Bosco, uma obra de concreto e vidro com um lustre de 2800 kgs., 2784 lâmpadas e todo de cristal de Murano(2780 peças). Os vitrais entre o concreto são de várias tonalidades de azul. Dom Bosco sonhou que seria construída uma cidade moderna no centro do país, onde não havia nada. Seu sonho se concretizou e homenageado com esta linda obra.
Visitamos o Templo da Boa Vontade, conhecido como Templo da Paz ou Pirâmide dos Espíritos Luminosos, da LBV. É um templo ecumênico é uma pirâmide de sete faces, com 21 metros de altura e 28 de diâmetro. Em seu pináculo há um cristal puro de aproximadamente 21 quilos, considerado o maior do mundo, e que apresenta notáveis condições para a cromoterapia.É um ambiente de recolhimento e meditação. O altar se localiza no final de uma caminho em espiral, que recebe os benefícios dos raios solares ou lunares que atravessam o cristal. Há ainda para quem pagar o ingresso, a Fonte de Água Energizada disponível para hidroterapia, e outros ambiente místicos como a Sala Egípsia, o Memorial Alziro Zarur, a Galeria de Arte e a Mandala (toda em cristal). Neste local também ficamos impressionados!
Voltamos ao motor-home e comemos ótimas panquecas. Nossa cozinheira oficial, como sempre, a Ilza.No hostel estava hospedado um grupo que ficou cantando em uma roda de viola até tarde. Fomos dormir ouvindo um som sertanejo ao vivo.

LEMA DO DIA: “Quem não vive para servir não serve para viver.”
Dia 16/04
Saímos do Albergue da Juventude às 8 horas, sendo precedidos pelo Sr. Matias, que nos conduziu até a Catedral de Brasília. A arquitetura e ambiente lindo, infelizmente os vitrôs coloridos que servem de cobertura estão sendo quebrados e se deteriorando. Mesmo assim, é tudo magnífico. A Catedral tem 40 metros de altura e capacidade para quatro mil pessoas. A nave da planta é circular e situa-se abaixo do nível do terreno. O acesso é feito por uma passagem subterrânea. Há entrada de luz natural filtrada pelos vitrais que fazem a cobertura, deixando o local muito claro e luminoso.
Vimos a cidade congestionada as 9 horas, em ruas com seis pistas e sem cruzamentos, pois conforme o sr. Matias, existe um carro para cada dois habitantes. Quase na saída da cidade um carro passou por nós buzinando, era um gremista – o Ademir – primo do Zeca. Não podíamos parar e falarmos, só acenamos e gritamos para ele pois não podíamos perder de vista o Sr. Matias, nosso guia, que nos conduzia para fora da cidade em seu Mazda conversível vermelho.As 9,30 horas pegamos a estrada.Em Paracatu almoçamos um gostoso carreteiro com aipim frito e seguimos até Três Marias, no Posto Mar Doce, as margens do Rio São Francisco, onde pernoitamos. A janta foi estrogonofe e antes comemos pães de queijo. Neste local fomos ao restaurante comprar ovos e o proprietário nos disse que tinha até de avestruz, ao custo de R$ 60,00 cada. Antes de saber o preço, a Ilza pediu meia dúzia, depois resolveu não comprar nenhum....
Em conversa com o gerente do posto e frentistas mudamos nosso trajeto planejado, pois sugeriram uma estrada alternativa, via Belo Horizonte.
LEMA DO DIA: Não tem porta fechada para quem abre um sorriso.
DIA 17/04
Saímos de novo às seis horas. A estrada não podia ser pior, toda esburacada, buracos enormes, foram 80 km., de Três Marias a Felixlândia. De tão ruim a estrada dois vidros do pára - brisa ficaram trincados. Depois de Felixlândia a estrada é duplicada e boa.
No posto em João Monlevade almoçamos, filé de frango, arroz, e molho branco.
Seguimos viagem, mas não rendia,pois muita serra, paramos em Abre Campos numa loja de laticínios onde compramos queijos e iogurte e lanchamos.
Ao decidir parar para dormir nada encontramos e seguimos por mais duas horas, parando na PRF(Polícia Rodoviária Federal) de Ibatiba. Os policiais foram muitos gentis, nos cederam luz e água.
Fomos brindados com uma janta em alto estilo, estrogonofe gratinado com maçarico!!
LEMA DO DIA: “Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe”.
DIA 18/04
Saímos de Ibatiba às 5h40min..Passamos por muita serra, vimos plantações de café, eucaliptos e de verduras, tudo nas encostas dos morros.
Quando descíamos a serra ,o trânsito estava lento devido aos caminhões e das muitas curvas. Em determinado momento, quase em Vitória, ouvimos um barulho estranho e vimos que o freio estacionário estava acionado. Resultado: muita fumaça, dois pneus traseiros furados. Felizmente estávamos perto de uma ótima mecânica de caminhões, onde ficamos por seis horas até consertar tudo. Nos foi dito que o motor-home não incendiou por pouco. Graças a Deus nada aconteceu de grave, apenas prejuízo material.!! Nosso almoço foi na oficina mesmo e era frango, moranga com batata.
Partimos da oficina rumo a Aracruz, chegando lá já escuro e conseguimos estacionar com facilidade no camping do CCB.
Lá, o jantar foi guisado com massa, mas antes tivemos um brinde com champanhe e canapés, comemorando a chegada sãos e salvos depois de uma grande aventura!
LEMA DO DIA: Nesta vida não podemos realizar grandes coisas,
DIA 19/04
Os madrugadores Ilza, Ariberto e Rugarth foram às compras cedinho para garantir o almoço e café da manhã.
Surpreso, o Rugarth contou que viu esquilos nas árvores do camping. Mais tarde, vieram bem próximos ao local onde estávamos.
Após o café fomos conhecer a praia e caminhar bastante. Tinha muitas algas que o mar jogava para fora, mas a água estava morna.Vimos tartarugas nadando próximo a nós. A maré estava alta e jogando as algas na praia devido a um terremoto de 5.2 graus na escala Richter, que ocorreu em alto mar, e foi sentido da cidade de São Paulo até a de Florianópolis!
Nosso almoço foi um churrasco e a janta foi carne suína com molho massa e arroz.
De tarde o pessoal foi pro mar de novo. O camping é muito agradável, ficamos ao ar livre até tarde,pois a noite estava gostosa!!!
LEMA DO DIA: A felicidade é a certeza de que a vida não está passando inutilmente.
DIA 20/04
Como de praxe os madrugadores foram às compras do dia.
Depois do café fomos todos caminhar a beira mar, mas no sentido oposto ao do dia anterior. O mar estava revolto!!A caminhada da Eliana e do Zeca foi pela estrada,pois a areia da praia era grossa e fofa, o que prejudica o joelho danificado da Eliana.
O almoço foi bife na chapa,maionese e acessórios e muita caipa.
A tarde foi de vadiagem a sombra e banho de mar.
De noite a Ilza fez uma polenta mole com carne.
Fomos todos nos recolher cedo, pois a partida de Aracruz ficou prevista para cedo da manhã, assim que o camping liberar.
LEMA DO DIA: “A vida por pior que ela seja é melhor ser vivida.”
DIA 21/04
Saímos do camping de Aracruz por volta das 7h30min.
Seguimos pela BR 101 até Prado, na Bahia. Praia paradisíaca, mas retirada do centro, longe de tudo e no camping também não tem nada, mas resolvemos encarar. Não havia mais ninguém no camping, era todo nosso! Ficamos e almoçamos um carreteiro. Como a praia é meio agreste, nossos mergulhadores e pescadores foram explorá-la., descobriram lindas falésias!!!
Como todos estavam com vontade de comer peixe e a pesca dos nossos meninos nada produz, o Zeca fez uma proeza, emprestou uma bici e foi até o centro, na peixaria, a 6 km.do camping e trouxe peixe cação, com o qual a Ilza fez uma deliciosa moqueca.
Voltagem fraca no camping então não pudemos ligar o ar condicionado, o que significou uma noite quente e muitos mosquitos!!
LEMA DO DIA: O sorriso custa menos que a eletricidade e dá mais luz.
.
DIA 22/04
Os madrugadores foram ao mundo!!! Queriam comprar peixe e nada, lá pelas tantas um pescador apareceu e o Zeca foi lá arrematar os peixes,um cação,um bagre e um sem nome...
O Beto e o Zeca limparam os peixes e depois fomos todos caminhar pela beira mar até as falésias. Perto do camping todos entraram na água, um banho muito do maneiro !!
Em função do programa da tarde, nosso almoço foi uma massa de panela de pressão, algo rápido,mas gostoso! Hoje a chef foi a Eliana!
Contratamos uma van que nos pegou no camping às 13h30min. nos levando ao centro, onde caminhamos, fizemos algumas comprinhas, fomos a igreja, ao mercado e de van novamente voltamos ao camping, passando antes por pousadas e hotéis da região e agendamos outro passeio para o dia de amanhã. Nossa motora foi a Dora, muito gentil e simpática.
Prado é uma cidade pequena e antiga. A parte antiga bem conservada com um comércio visando ao turismo e vários bares e restaurantes que ficam lotados na alta temporada.
LEMA DO DIA: O segredo não é correr atrás de borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você (Mário Quintana).
DIA 23/04
Nosso passeio iniciou às 8 horas.
Fomos de van até a praia de Prado onde um barquinho nos levou até a escuna para fazermos uma passeio de 5 horas até alto mar onde, com a maré baixa, pudemos caminhar sobre os recifes de coral e mergulhar com snorkel para ver lindos e coloridos peixes.
Só o Zeca não mergulhou mas prometeu que no próximo ano vai nos acompanhar pois pretende fazer um curso de mergulho.
Nosso guia foi mergulhar a 10 metros de profundidade e com arpão pescou alguns peixes. Levamos eles até a barraca da mãe dele que nos preparou uma moqueca com coco verde, uma delícia!!! A Barraca da Mãezinha era muito rústica e simples mas com prêmios e troféus em gastronomia.
Fomos de van até o centrinho na feira, depois a Dora, nossa motorista nos levou até o camping. Aproveitamos para mostrar a ela o motor-home e servimos lhe chimarrão - tomou 2!! Combinamos outro passeio para amanhã!
LEMA DO DIA: Tudo o que mentalizamos com força torna-se uma oração.
DIA 24/04
Nossa saída se deu às 6h30min, todos madrugaram. Nosso motorista,o Adílson, foi pelas praias, parando, pois as paisagens são lindas!!!
Passamos pela praia da Paixão(disseram que é a praia da Ilza e do Beto, pois chamam um ao outro de Paixão...), depois do Tororão, de Curumuxatiba, onde compramos cocadas deliciosas e experimentamos uma pinga dentro dum côco seco. Muito boa, das bem forte!!
Durante o passeio vimos várias fazendas de gado, sendo a maioria zebus.
Fizemos uma parada na Barra do Cahy, onde afirmam os nativos que foi o primeiro local onde Pedro Álvares Cabral e sua tripulação mantiveram contato com o nosso povo, os índios. Porto Seguro, conforme ensina a história, foi denominada a primeira civilização, em função de interesses econômicos, etc...
Avistamos o monte Pascoal e realmente a distância entre a visualização deste e a chegada em terra firme é mais condizente o local aqui apresentado, a Barra do Cahy.
Andamos sempre por estrada de chão e às vezes muito precária, sendo a estrada pelo interior de fazendas de gado. A sede bateu e paramos numa tenda de beira de estrada, que pouco tinha para oferecer, mas tinha um suco de maracujá e de goiaba caseiro, muito bom, mesmo!! O “banheiro” utilizado era denominado de Lindão, imaginem como era sua apresentação!
Finalmente depois de mais ou menos 2 horas chegamos ao destino, a praia de Corumbau. Lá existe uma ponta para dentro mar, chamada de Pontal de Corumbau. Aproveitamos a maré baixa quando a ponta de terra estava bem aparente e caminhamos por toda ela, avançando mar adentro.
Observamos uma mulher limpando peixes e perguntamos o que ela fazia com eles. Ela nos disse que sempre que o marido pescava muitos peixes ela os limpava, salgava e colocava ao sol para desidratar. Compramos destes peixes secos para experimentar algum prato feito com eles.
Ficamos numa barraca, onde nosso almoço foi peixe frito e aipim, regado a caipa e cerveja, tudo muito bom, além do banho de mar e da caminhada.
Descansamos um pouco e começamos a volta, por uma estrada diferente, mas também de chão e como havia chovido, foi um lamaçal!!! Nossa volta foi cheia de emoção!! Muito divertida.
Observamos no caminho plantações de eucaliptos, café, cana, urucum, bananas e araçá nativo em grande quantidade.
Chegamos no camping às 18h, antes ainda passamos no mercado para umas comprinhas básicas.
Enquanto os homens arrumavam tudo em volta do motor-home, a Ilza fez nossa janta: medalhões de filé, batata e arroz.
Ajeitamos tudo no motor-home, pois a partida amanhã será bem cedinho!!!
LEMA DO DIA: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”. (Fernando Pessoa).
DIA 25/05
Conforme combinado saímos às 5 horas da matina. Iniciamos o retorno para o Sul, hora de começar a voltar para casa...
Andamos bem, fizemos 601 km até a hora de parar em Marataízes, onde chegamos às 16h.
Nos instalamos na frente do camping, pois manobrar na entrada estreita ficou difícil.
Fomos até o mar e este estava revolto, com ressaca - ainda efeito do terremoto ocorrido há alguns dias.
Depois, fomos dar uma caminhada até o centro de Marataízes, tudo muito velho e parado, sem movimentação nenhuma! Numa pizzaria fizemos uma boquinha, depois voltamos pro motor- home e jantamos....
.O calor era insuportável, se não fossem os aparelhos de ar condicionado não teria como ficar. Resolvemos dormir e seguir viagem pela manhã , bem cedo, para ganhar tempo!
LEMA DO DIA: Felicidade é ter amigos como você...e depender de Deus todos os dias.
DIA 26/04
Bem cedo saímos em direção ao Rio de Janeiro. Tomamos café num posto, já no Rio.
Para não perder tempo fizemos sanduíches e não paramos para almoçar. Entramos para Cabo Frio, mas não encontramos lugar para ficar, os campings melhores eram muito longe da praia. Fomos até Arraial do Cabo,onde era menor ainda o Camping e uma praia muito movimentada, não convinha se arriscar a dormir por lá. Pensamos em ir até Araruama, mas por não ser praia e sim lagoa e também por não termos certeza de que o motor home lá teria como estacionar, abortamos esta idéia. Então decidimos seguir e atravessar a ponte Rio – Niterói, paramos em Itaguaí, no posto Parada Legal, pois este já era nosso conhecido da viagem anterior.
Recebemos a visita de casais motoqueiros que se encantaram com o motor- home, até fotografaram e prometeram aparecer em NH. São amigos no orkut!!
Pesquisamos um pouco sobre os lugares e campings em nosso trajeto e optamos por sair cedo, para chegar em Parati na hora do café e da largada das corridas de Fórmula 1,ou seja, às 9 horas.
.
LEMA DO DIA: Um grande caminho começa com um pequeno passo.
Dia 27/04
Saímos realmente cedo e chegamos antes das nove em Parati, onde tudo é muito lindo!! Único porém é que nossa “casinha” não entra no camping e ficamos na rua em frente ao camping. Aproveitamos para caminhar e fazer um reconhecimento da beira mar.
Nosso almoço de domingo, não podia ser fora das regras, foi o tradicional churrasco, só que feito na calçada!! Enquanto a Sílvia, a Ilza e o Rugarth foram andar de caiaque, o Zeca e o Beto ficaram olhando o jogo, eu, Eliana , não agüentei e fui às compras, no Centro Histórico, pois é um convite ao deleite dos olhos e dos bolsos , além de toda beleza arquitetônica e o valor histórico nele contido.A turma também veio ao Centro e juntos passeamos por mais um pouco, (impossível ver tudo). Fomos até um bistrô em frente a praça e lá fizemos nossa janta de sábado.
A cidade de Parati era o local de passagem de todo ouro e pedras preciosas desde Minas Gerais até Portugual na época do Brasil colônia. Hoje o porto abriga apenas barcos de passeio. A cidade tem características da arquitetura colonial portuguesa e foi planejada por maçons, sendo os prédios cheios de símbolos da maçonaria. Observamos que nas esquinas não existem os quatro cantos iguais, sempre três sendo sempre um diferente pois o símbolo maçônico é o triângulo.
Ficamos sem ar condicionado, pois a luz do camping é fraca e ninguém nos falou e, quando ligamos um aparelho, toda luz do camping se foi, deu para ajeitar, mas dormimos sem ligar mais nada!! Felizmente à noite o calor amenizou.
LEMA DO DIA: Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário.
DIA 28/04
Como sempre os madrugadores caminharam por toda Parati e nós, Zeca e eu, Eliana, ficamos dormindo. Depois do café arrumamos as mochilas e fomos a cata de barco,pois a oferta é grande. Escolhemos a escuna “Sonho Meu”, com saída às 10horas.
Após uma meia hora já tivemos a primeira parada para mergulho, muito lindo, peixes em cardumes vem ao encontro do barco! A água é de uma cor verde muito linda!. O mergulho foi bom, mas a água já está mais fria que a da Bahia. A parada foi de uns 40 minutos e seguimos, fazendo logo a segunda parada de mais ou menos também uns 40 minutos. Nesta parada fomos até a praia e tomamos água de côco, alguns, como o Zeca e o Beto foram de bote, e os outros foram a nado!!! A terceira parada foi para almoçar, o barco parou, mas não descemos, nosso almoço foram iscas de peixe e de frango e strogonoffe de frango, preparados pela tripulação durante a viagem. Nesta ilha, nos surpreendemos pois após o comandante do barco jogar bananas nas pedras vieram duas cotias e foram alvo de fotos e filmagens. A quarta e última parada foi na praia em que morava Almir Klink, onde às vezes, ainda hoje vai para desestressar. Nesta parada o Zeca deu o tradicional cochilo do após almoço. Durante este passeio rimos muito pois uma turista estrangeira alta e loira desfilava pelo barco de maiô sem ter se depilado...acreditamos pela cabeleira que nunca depilou virilha nem axilas...ficamos impressionados, para não dizer horrorizados!!! Na volta, já por volta das 15 horas, passamos no mercado das frutas e depois no Centro paramos para saborear um sorvete. Faxinamos, a Eliana foi pro Centro, depois da janta (carne de panela, farofa e arroz), os casais também foram .
LEMA DO DIA: Só jogue no mar o que os peixes podem comer!!
Dia 29/04
Saímos de Parati numa van, ( são usadas no lugar de ônibus) lá no centro, às 10 horas e fomos até Trindade a uns 25km. de Parati.
Hoje foi um dia cheio de aventuras!!!
Chegando na Trindade nos informaram da trilha para chegar nas praias do Meio e do Caxadaço e também da piscina natural, mas a informação era de que a trilha era uma pequena subida. Ledo engano!!! Seguimos a trilha, nos arrastando, pois eram muito íngremes às vezes, outras era escorregadio e sempre subindo, logo, que depois vinha a descida!!! A Eliana teve o apoio do sr. Mauro (apelidamos de Tarzan), morador local, conhecedor da trilha e nos foi muito útil. Todo esforço e sacrifício foram recompensados, pois o local é escandalosamente lindo!! Para voltar ao ponto de partida usamos o barco, bem mais tranqüilo.
Nos arriamos no quiosque da praia do Meio e por lá ficamos !!! O Rugarth, a Sílvia e Ilza foram em mais uma aventura, seguiram outra trilha que os levou até uma cachoeira, onde tomaram banho gelado, mas com seu valor!! Além do banho de cachoeira, tem a “pedra que engole cabeça de índio” – uma rocha enorme onde a água passa por baixo. Onde nosso Tarzan entrou e a água o levou por debaixo da pedra, saindo mais abaixo, uma loucura da natureza! Também há o “escorrega” que é um escorregador de pedra coberto por água. Lá, a Ilza escorregou enquanto a Sílvia tirava foto. Depois de ver a amiga descer e ralar a bunda, a Silvia desistiu de escorregar por toda a pedra, desceu só um pequeno trecho...sem danificar o material...
Voltamos de van, encontramos um turista alemão, e com ele desdobramos nosso alemão. Durante o trajeto, a Ilza começou o contato com ele, perguntando –Do you speack English? À partir daí, tentamos falar com ele em inglês mas nossa fluência era ruim e difícil nos entendermos, até perguntarmos;-Do you seack Germany? Aí, ele todo feliz nos disse, já em alemão que era natural de Stuttgarg. Após muitos questionamentos até o final do passeio, a Sílvia e o Rugarth ajudaram–no a encontrar o Hostel ( a hospedaria –albergue) onde iria ficar. O alemão Mattes ficou encantado por encontrar brasileiros que falavam normalmente com ele em alemão, chegando a duvidar da nossa nacionalidade!
O Rugarth fez uma carne no espeto e depois as meninas foram ao Centro Histórico, para uma última arrematada nas compras. A chuva veio com vontade e daí um banho de chuva foi a emoção final deste dia!
Prometemos voltar a esta cidade que nos encantou pela preservação histórica, pelo comércio e, principalmente, pelos lindos restaurantes e cafés, que vão do mais rústico ao mais luxuoso, cada um deles um espetáculo à parte!!!
LEMA DO DIA: “Tudo que o homem faz pela natureza, esta retribui....
DIA 30/04
Saímos cedo de Parati e abaixo de chuva. Chegamos em Ubatuba por volta das 9 horas.
Passamos o dia dentro do motor – home, pois a chuva insistiu em ficar .
Hoje a caipa foi diferenciada, a cachaça foi a comprada em Parati e usamos açúcar mascavo no preparo, ficou uma delícia!! Também experimentamos a cachaça caramelizada, um licor!
Nosso almoço foi um delicioso feijão com arroz. E como a chuva não nos abandonou, a tarde todos fizeram um sono prolongado.
Os quitutes também rolaram, pãozinho de queijo, torradas,etc...
Neste dia tivemos uma decepção: os peixes secos comprados em Corumbau foram roubados por um gatinho e ficamos sem....
Planejamos sair de Ubatuba na manhã seguinte, seguindo rumo ao Sul e nossas casas.
LEMA DO DIA: Deus deu a vida para cada um cuidar da sua.!
DIA 01/05
Antes do café a turma foi dar uma caminhada pela praia e chegaram a conclusão que esta é uma praia de surfista. A Ilza ganhou um bom-dia de um surfista e, toda feliz nos contou que falou com um brother...
Depois do café fomos, o Zeca e eu, Eliana, a “cata” de camarão. Caminhamos pelo centrinho e achamos uma peixaria onde compramos camarão graúdo e miúdo.
Almoçamos pão de queijo – muito sacrificado porque a Ilza sovou muito a massa!!! E também queijo coalho na chapa, uma delícia! Comemos os peixes pescados pelo Rugarth e pelo Beto (6 unidades)!!!
Mas como o tempo não colaborou conosco resolvemos deixar para a janta os nossos camarões e zarpamos de Ubatuba, fomos até Bertioga, paramos em pela avenida de entrada da cidade, em frente a um posto 24 horas.
No trajeto encontramos o Rosemundo e esposa (primo da Silvia) que voltava de férias no RS. Apenas nos cumprimentamos e seguimos viagem. Os guris se encantaram com a esposa dele (Michele) que é uma pretinha linda!!!
A compra dos camarões valeu a pena, pois nossa janta ficou uma delícia!!!. Camarões a dorê, a milaneza e risoto de camarão.
LEMA DO DIA: Palavras positivas e fisionomia alegre levam a felicidade.
DIA 02/05
A saída foi muito cedo, antes das cinco! Todo tempo de viagem foi abaixo de chuva. Fizemos duas paradas, uma para o café e depois para o almoço, que foi um aproveitamento do que se tinha em “casa”, mas com a valorização de um feijão tropeiro!! O Rugarth comentou que seria a hora de usar os restos e a Ilza contradisse que deveria haver mais respeito pelo alimento, que não são restos mas aproveitamentos. Lembramos das palavras de Lavousier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Seguimos viagem até a casa da Deise, em Balneário Camboriú, chegamos às 18h10min..A Deise chegou do trabalho e fomos com ela até o Shopping, no centro. Depois de algumas comprinhas básicas, voltamos ao motor-home a Ilza fez uma janta para nós, peixe grelhado ao molho branco, risoto de camarão e pirão.
Hoje nosso aperitivo foi especial: uísque com guaraná, conhecido como bebida de “puta”.
OBS: O noticiário informou que um ciclone extra tropical se formou na costa de SC. Sentimos fortes ventos mas sem nenhum problema na cidade. Foi o dia de usar uma camiseta e colocar um casaquinho em alguns momentos à noite, depois de muitos dias sem usar mangas e calças compridas.
LEMA DO DIA: “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” (Lavousier)
DIA 03/05
Saímos de Balneário Camboriú após tomarmos café com a Deise (e visitinha da Layla) e seguimos até Imbituba. Lá vimos o porto e a praia onde ocorre o WCT, campeonato mundial de surf. Neste dia havia altas ondas e muito vento devido ao ciclone, chegando a arrancar placas de propaganda próximas de onde estávamos estacionados.
A Eliana e o Zeca não conheciam esta praia, gostaram muito e se propuseram a voltar em outra ocasião.
Seguimos viagem mesmo após anoitecer pois nosso desejo era chegar ainda hoje no RS.
Em Torres, ficamos no Posto Mirim. Chovia muito durante o dia e seguiu chovendo. Devido a estragos na BR 101 todo o trânsito foi desviado para a Estrada do Mar, onde estávamos. Resolvemos partir cedo na manhã seguinte para não pegarmos muito trânsito na estrada.
LEMA DO DIA: Nunca é tarde para ser feliz!!!
DIA 04/05
Saímos de Torres cedo com destino às nossas casas.
Durante o percurso, calculamos o total dos gastos e dividimos irmãmente, bem como o estoque de comes. Fica ressaltado que não sobraram bebidas!!!
Observamos que às margens da Estrada do Mar e da Freeway havia muita água. Soubemos que as chuvas estavam há dias castigando o RS e causaram muitos estragos e inundações. As chuvas eram necessárias mas caíram em pouco tempo e fortes, alagando muitos locais.
Chegamos à Scharlau, nosso ponto de partida, a oficina da empresa Unidão Transportes. Nesta viagem, passamos pelos estados de SC, PR, SP, GO, DF, MG, ES, BA, RJ e, lógico, RS. Percorremos quase 7.000 km. em 27 dias de viagem.
Após descarregarmos as muambas e antes de nos despedirmos, brindamos com champagne ao sucesso de mais uma viagem!
LEMA DO DIA: Retornamos sãos e salvos, GRAÇAS À DEUS!