Quem somos

Minha foto
novo hamburgo, rs, Brazil

quarta-feira, 27 de julho de 2011

VIAGEM A EUROPA-ESPANHA E PORTUGAL



Vou começar o relato desta viagem, que foi maravilhosa, foram 13 dias de muitas andanças, conhecendo tanta coisa nova e bonita, que talvez me escapem alguns momentos, peço aos amigos que junto foram terem a liberdade de me corrigir quando necessário e de acrescentarem seus fatos contribuindo assim para um relato mais completo!



1ºdia: 13/06/11- Conforme o combinado, nos encontramos em Sapiranga, no posto Ipiranga e seguimos rumo ao aeroporto, despachamos nossas bagagens e depois de aguardar um tempinho, depois do cafezinho,etc. embarcamos pontualmente às 19:30. Nosso vôo TAP 162, de POA direto a Lisboa.Tivemos um vôo tranquilo de 11 horas, nos foi servido janta(bem farta) e um café da manhã.A maioria do pessoal dormiu, eu tive um pouco de dificuldade, mas tinha como me distrair, olhei 3 filmes e também cheguei a dar uns cochilos.Meu vizinho de banco, um senhor de Tramandaí,não do nosso grupo, a todo momento me fazia perguntas,puxou assunto a viagem toda, me contou toda sua vida!!



Chegamos em Lisboa às 10:30 do dia 14/06 em função do fuso horário e como lá também tem horário de verão, a diferença era de 5horas a mais do nosso daqui.



2ºdia-14/06 Ficamos no aeroporto de Lisboa umas boas 3 horas depois do check in, para Barcelona. O calor já se fazia notar,muito intenso!!Embarcamos dentro do nosso horário previsto(14:30), mais uma vez nosso vôo foi tranquilo, recebemos de lanche um potezinho de sorvete da Hägen, não houve quem não se deliciou!!! o comentário foi geral!!


Fomos levados ao hotel num micro ônibus, que teve dificuldades em acomodar a quantidade de malas!! Nosso hotel se destacou pela arquitetura diferenciada, todo redondo e inclinado,Hotel Porta Fira-Barcelona. Uma vez acomodados, fomos num centro comercial,perto do hotel, onde jantamos.Mesmo sendo tarde, tipo 22 horas, foi seguro andar pelas ruas nas redondezas do hotel. Outra curiosidade é o tempo, escurece mesmo pelas 21 horas e faz muito calor.



3º dia-15/06- Um café da manhã "divino", realmente, farto em quantidades e variedades! O que mais me atraiu foram as cerejas naturais, lindas, vermelhas,maduras, doces, perfeitas e à vontade!!


Nos reunimos e fomos de metrô até o centro, onde a turma se dispersou e fez pequenos grupos, ficamos na famosa Ramblas, uma avenida ampla com o comércio local,passamos o dia na Ramblas e voltamos de metrô, tudo muito divertido,desde a compra dos tickes até o embarque e desembarque, pois para a grande maioria, tudo era "a primeira vez".


Nada como um banho para renovar as forças e seguir! Fomos ao bairro novo, Vila Olímpica, a beira do mar mediterrâneo, jantamos ao ar livre!!Como para a volta o horário de metrô já tinha acabado, voltamos de táxi ao hotel.Tranquilo, tranquilo!!!



4ºdia-16/06- City tour por Barcelona:Um passeio pela cidade, vimos o estádio onde se realizaram as olimpíadas de 92, monumentos, prédios de Gaudi, vista panorâmica da cidade, centro, arquitetura moderna contracenando com o antigo, mas tudo muito harmônico.


À tarde fizemos um passeio com o ônibus de 2 andares, sendo o de cima aberto, linha laranja e linha verde, descemos no ponto do parque Guell, depois pegamos o ônibus de novo , retornando ao centro. O parque é uma homenagem a Gaudi e é todo revestido em mosaico, colunas que armazenam água, sistema de cisterna para irrigação, lindos jardins. Só um porém, o sol estava muito quente, o calor era sufocante!!!


De noite, fomos ao Pueblo Espanhol, local construído para a grande exposição que houve em 1929 e foi restaurado para as olimpíadas, são réplicas de casas das diversas regiões da Espanha.


5ºdia- 17/6 Saímos de Barcelona rumo a Madri, com a primeira parada no Castelo de Milmanda, da família Torres, vimos um filme sobre a cantina e degustamos o vinho da casa. Comprei vinho, para o Mano e o Deco.Mas levar as garrafas deu dor de cabeça, o medo de quebrar, foi um"parto"!!!


Passamos, mas não paramos, no meridiano de Grenwich. Nossa próxima parada foi em Zaragoza, para a visita da Basílica de Pilar e para almoço. Chegamos em Madri, nos instalamos no hotel Praga, e , depois de uma refestelada, fomos ao centro jantar no Hard Rock.



6ºdia-18/06 Pela manhã fomos (quando digo fomos me refiro ao grupo das avulsas)à Praça Porta do Sol, local de compras. Percorremos a rua Afonso Martinez, muito ampla com lojas de ambos os lados. Almoçamos no MacDonald's.


À tarde, saímos com o grupo grande para um City Tour por Madri o qual terminou na Praça Maior onde ficamos olhando o movimento que é intenso, barzinhos ao longo da praça, o Mercado de São Miguel, lotado,pois a variedade de opções para petiscar é de encher os olhos. Fomos infelizes no pedido de tapas num barzinho, pois não entendemos bem a garçonete e o que venho estava fora dos nossos gostos e pagamos caro!!Mas depois nos refizemos com os tapas e outros quitutes do mercado.


O que nos impressionou foi o povo que fica na rua, o movimento começa tarde e vai noite a dentro, mas vale lembrar que o dia fica claro até quase 22h, isso era incrível!!!



7º dia- 19/06 Após nosso café da manhã saímos pra Toledo, cidade histórica da Espanha, cidade medieval,influência árabe, fica no estado de La Mancha.Ruelas e lojas com artesanato, tudo muito lindo, também famosa pelos marzipans e pelos trabalhos com fio de ouro. O rio Tejo acompanha a cidade, desenhando uma explêndida natureza, digna de fotos. À tarde fizemos uma visita ao Palácio Real San Lourenzo El Escorial-Felipe II- tudo muito lindo e antigo, tudo imponente, apenas 1021 quartos!!Pedra granítica,mármores nos túmulos,muitas pinturas. É considerado o maior castelo do mundo, bem como o maior prédio e foi tombado como Patrimônio da Humanidade.



8º dia-20/06 Nossa saída foi cedo do hotel, rumo a Granada, na Andaluzia, atravessamos a Província de La Mancha, fazendo uma parada no povoado Puerto Lápide, que faz homenagem a Dom Quixote. Seguindo viagem avistamos vinhedos, sendo ali a maior extensão de vinhedos do mundo.Há muitos moinhos de vento, pois usam a energia renovável, aproveitam a energia solar bem como a eólica. Muitas plantações de oliveiras, pois a Espanha é o maior produtor de azeite de oliva. Na Andaluzia faz calor de até 48graus, chamada como a "panela da Espanha". Passamos por serra nevada, onde o ano todo tem neve.



Chegada ao hotel, onde almoçamos e, logo depois fomos ao imenso palácio de Ahlambra, tudo em estilo árabe, com arabescos, paredes decoradas e também lindos jardins(os jardins de Generalife).



À noite saímos para comemorar o aníver de nossa amiga Walli, que neste dia fazia 70 anos. Nos sentamos numa mesa de bar, na calçada, e fizemos um brinde!!!



9º dia- 21/06 Após um café maravilhoso, deixamos o hotel Saray, que era lindíssimo, todo em estilo árabe. Fomos à Málaga, onde fizemos um passeio de charrete pela cidade, depois visitamos o Museu de Picasso (particularmente, eu esperava mais do museu).



A viagem continuou pela costa do mediterrâneo, com parada em Marbela, cidade mais famosa da costa do sol, pois dizem que há sol 350 dias por ano. Cidade sofisticada com casas luxuosas, entre as montanhas e o mar!!!Também muito procurada peloas artistas. Seguindo, chegamos a Ronda, cidade conhecida como povoado branco e dividida por uma grande ponte, onde fica a cidade antiga.Passamos por uma arena de touradas, mas nessa época não há touradas.



obs: foi ao meu ver o lugar e dia mais quente da viagem!!



No final da tarde chegamos a Sevilha.Fizemos uma caminhada nas proximidades do hotel, onde tinha bares,restaurantes e um centro comercial.



10º dia-22/06 City Tour por Sevilha, caminhamos por ruelas simpáticas, vimos a Catedral, e por toda cidade estavam armando altares, pois no dia seguinte também comemoram o dia santo Corpus Cristi, é uma cidade muito católica. Almoçamos (a Sissi,a Lisa e eu, pois o restante da turma se mandou, ficamos perdidas do grupo) no mega shopping El Corte Inglês, onde fizemos umas comprinhas !!



À noite fomos ao show de flamenco, lindíssimo!! O destaque foi o BONITON da noite!!Dança e música contagiante!



11º dia- 23/06 Saída de Sevilha, rumo Lisboa. Paramos em Almonte, onde visitamos a Ermita do Rocio,igreja muito linda,num povoado rústico, as ruas nem calçadas, areia solta mesmo.



Continuamos a viagem pela costa Atlântica, com vista de belas praias. Nova parada para visitação do Monastério de Santa Maria de La Rábica, também patrimõnio da humanidade, foi onde Colombo se aconselhou com os religiosos, onde passou boa parte de sua vida.Lá também se encontra o quarto de São Francisco de Assis. Tudo ainda original, lindas pinturas e jardins ainda mais lindos!



Novamente na estrada se via extensos campos de oliveiras, campos de trigo e campos de girassóis.



Mais uma parada, no Museu das Caravelas, onde se encontram as réplicas das naus de Colombo. Depois dali seguimos para Portugal, chegando em Évora, onde fomos procurar os famosos pastés de Belém e os de Sta Clara,mas nada encontramos, pois era feriado santo.Cidade também declarada como patrimônio da humanidade, com uma linda catedral e confeitarias, castelos renascentistas, ruas estreitas e brancas.(um tipo de pedra).



Finalmente chegamos em Lisboa, já no final da tarde. Nosso hotel foi o Marriot, um luxo só!!!Tudo de bom!!Após as acomodações fomos perto do hotel num restaurante, chamado o carvoeiro, um exagero de comilança!!! Meu prato foi :picanha Argentina- veio bife de picanha cru e uma chapa onde eu mesma grelhava,mas a quantidade era exagerada,sobrou muita carne!!!



Obs: primeiro dia mais fresco, aliás uma ventania!!



12º dia- 24/06 Pela manhã um passeio pela cidade e parada em alguns pontos , como a praça do monumentos das pedras partidas( homenagem a queda da ditadura), Torre de Belém, porto de onde saíram os navegantes portugueses a cruzarem os mares no século XV.



Depois do city tour, como passeio opcional fomos a Estoril, cidade requinte, o maior cassino da Europa, em Cascais almoçamos (muito bem, comi o arroz ensopado, parecido com arroz com frutos do mar) e depois seguimos até Sintra, cidade que me lembrou a nossa Gramado e Campos do Jordão, com suas inúmeras lojas de artesanatos e confeitarias, bares, ladeiras, tudo muito típico.



À noite, fomos ao Bairro Alto, lugar imperdível, jantamos e assistimos durante a janta um belíssimo show de fado, 4 cantores. Realmente,nota dez!!!Nome do restaurante: A Severa, rua da Gávea, 51-61 (www.asevera.com)



13º-dia-25/06 Logo após o café fomos para Fátima, a uns 150 km de Lisboa, primeiramente nos levaram a uma distribuidora dos produtos religiosos e não religiosos relacionados com o Santuário de Fátima, fizemos compras ali, chegando ao Santuário, tudo é enorme, grandioso, pessoas pagando promessas, é visível a fé das pessoas, pedidos agradecimentos. A basílica, disseram, que é centímetros menor que a nossa de Aparecida. Não sou católica,mas o lugar tem uma energia boa!!!



Saindo de Fátima fomos a Nazaré, cidade típica litorânea, casas incrustadas nas montanhas, não conheço a grécia,mas lembra a paisagem de lá. Por ser sábado, o movimento era intenso, muita gente tomando banho na beira mar, restaurantes lotados!!Quase ficamos sem almoço, tamanha demora em atendimento!!Voltamos ao hotel e descansamos um pouco e saímos de novo, destino: bairro novo, moderno, parque das Estações, shopping Vasco da Gama, não o maior,mas o melhor! No hotel ficamos tomando chopp,que lá chamam de Imperial, e jogando conversa fora, pois era nossa última noite da viagem!!!Peninha!!